Intenção de consumo das famílias do DF registra terceira alta seguida

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal avançou pelo terceiro mês seguido, em outubro, e bateu a marca de 73,8 pontos. Embora ainda permaneça abaixo da zona de satisfação (100 pontos), o índice apontou crescimento de 10,9% no ano

Foto: Renan Santos.

Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo a economista responsável pelo levantamento, Izis Ferreira, o resultado foi puxado pela melhora na percepção das famílias sobre o emprego e a renda atuais. Ambos os indicadores levaram à melhor avaliação do nível de consumo.

Entre setembro e outubro, os brasilienses de renda média e baixa demonstraram maior satisfação com a renda atual, uma vez que o indicador cresceu 4,9%. Esse índice ficou acima do crescimento de 2,8% dos consumidores de maior poder aquisitivo. Essa dinâmica é reflexo da deflação percebida nos dois últimos meses, especialmente nas despesas que pesam mais nos orçamentos das famílias de menor renda, como alimentação no domicílio e transportes.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Destaques

6/trending/recent