Claque Retomada Cultural leva 53 atrações para Itumbiara neste fim de semana

Evento conta com inscrições em cursos profissionalizantes on-line do Colégio Tecnológico, além de oferta de vagas de empregos. Atrações de literatura, música, audiovisual, teatro, circo e intervenções urbanas integram programação


Foto: Pedro Santos.

As apresentações artísticas do projeto Claque Retomada Cultural em Itumbiara começam nesta sexta-feira (20/1) e vão até domingo (22/1). Com peças de teatro, dança, shows musicais, circo, exposição de artes visuais e intervenções urbanas, o evento promete movimentar a cidade com 53 apresentações gratuitas. Os artistas vão se apresentar no Espaço Arraiá e em outras localidades da cidade. A agenda completa pode ser conferida nos sites da Secretaria da Retomada (retomada.go.gov.br) e do Sesc (sescgo.com.br).

A iniciativa é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, em parceria com o Sesc, e tem como intuito fortalecer o cenário cultural em todo o Estado. Na capital, a primeira etapa foi realizada em dezembro de 2022 com mais de 90 apresentações e a segunda segue até 31 de janeiro, com mais de 340 atrações. No total, o projeto conta com investimento estadual de R$ 20 milhões em oito municípios (Goiânia, Luziânia, Itumbiara, Goiás, Rio Verde, Jaraguá, Posse e São Miguel do Araguaia).

Em Itumbiara, a ação também vai ofertar cursos de qualificação e capacitação por meio do Colégio Tecnológico (Cotec). Os cursos de capacitação têm entre 40 e 60 horas, nas áreas de Informática, Inglês, Empreendedorismo, Vendas, Atendente, Mídias Digitais e outros. Os cursos de qualificação vão de 160 a 240 horas, com oportunidades para áreas como Recursos Humanos, Gestão Financeira e Agropecuária, Auxiliar Administrativo e Técnicas de Culinária. Todos os cursos do Cotec são gratuitos, e os concluintes recebem certificado emitido pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Uma equipe da Secretaria da Retomada realiza desde o início da semana a captação de vagas de emprego nas empresas do município. Os postos de trabalho serão oferecidos pelo programa Mais Empregos durante os três dias de evento, no Espaço Arraiá. Os interessados precisam levar Carteira de Trabalho, comprovante de endereço e currículo.

Para o secretário da Retomada, César Moura, além da importância para a cultura de um projeto como o Claque Retomada Cultural ser apresentado no interior do Estado, a iniciativa garante a movimentação econômica do cenário artístico local. "Quem está no palco é parte do processo, que envolve emprego e renda de equipes técnicas, de serviços e de infraestrutura", comenta o titular da Retomada.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcelo Baiocchi, o evento divulga a cidade e movimenta a economia local: "O projeto é uma ação importante para o desenvolvimento do município, além de valorizar a arte e a cultura da região". Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, a iniciativa é uma excelente oportunidade de levar a cultura para todos os cantos de Goiás. "Com o Claque, é possível dar mais chances e valorizar os artistas do interior que tanto sofreram com a pandemia da Covid-19", comenta.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Destaques

6/trending/recent