Águas do Paraíso: Governo de Goiás avança na consolidação de novo parque estadual

Semad prepara licitação para o cercamento da área e destina recursos para contratar empresa de gestão dos recursos naturais e do uso público. Parque está localizado em Alto Paraíso de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros


Fotos: Pedro Oliveira.

Criado em setembro de 2020, o Parque Estadual Águas do Paraíso (Peap) está cada vez mais perto de se tornar um local de referência para visitação turística e preservação dos recursos naturais. Uma das prioridades do Governo de Goiás para a área ambiental, o mais novo parque do estado tem recebido investimentos que incluem georeferenciamento, capacitação de brigadistas, melhorias no acesso e contratação de empresa para a gestão da unidade de conservação.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) deve concluir, em março, o serviço de georeferenciamento, para o qual foi destinado o valor de R$ 425 mil. Essa etapa permitirá definir os limites do parque e concluir o processo de doação da área pela União. Em outra frente, será contratada uma empresa especializada em planos de manejo e planos de uso público. Já a melhoria no acesso, reivindicação de moradores e visitantes, está garantida com a conclusão das obras na GO-575, por meio da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Outro ponto é o que diz respeito às queimadas. A Semad iniciou a instrução processual para a contratação de serviço de prevenção e combate a incêndios durante o ano de 2023. Em paralelo, foi feita a compra de equipamentos de proteção individual e de combate a incêndios e um curso de brigadistas será ministrado para as comunidades que vivem no entorno do parque. A próxima fase será a contratação de uma empresa para o cercamento do parque, o que vai facilitar a proteção da natureza.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, todo o processo será concluído em seis anos. "Essa é uma unidade com vocação para o uso público, ou seja: há muitos visitantes que a frequentam, principalmente por causa da Catarata dos Couros. Então, ter um parque como esse regulamentado e implementado visa também contribuir com uma visitação mais apropriada, que proteja os recursos naturais, que não degrade a região da Catarata. Esse parque é importante para fomentar o turismo ecológico na região", diz.

Parque
Localizado em Alto Paraíso de Goiás, o Parque Estadual Águas do Paraíso (Peap) tem uma área de pouco mais de 5 mil hectares. O atrativo está a 423 quilômetros de Goiânia, 221 quilômetros da capital federal, Brasília, e próximo ao Pico do Pouso Alto, que tem 1.676 metros de altura. Na fauna há dez espécies de mamíferos, sendo que quatro estão na lista vermelha de animais ameaçados, e 58 de aves, incluindo o pato-mergulhão, que corre o risco de extinção.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Destaques

6/trending/recent