Governo de Goiás e OVG levam Centro de Apoio à Romaria de Muquém, em Niquelândia

Estrutura funcionará das 7h às 23 horas, entre os dias 3 e 15 de agosto, com distribuição de lanches, atendimentos de saúde, massagem, disponibilização de banheiros e local para descanso

Foto: Renato Santos.

O Governo de Goiás, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social, dá início, nesta quinta-feira (03/08), ao atendimento no Centro do Apoio ao Romeiro (CAR) de Muquém, no Km 30 da GO-237, conhecida como Rodovia da Fé, em Niquelândia. A estrutura funcionará até o dia 15 de agosto e vai acolher os fiéis que participam da Romaria de Nossa Senhora D'Abadia de Muquém. A previsão é de que mais de 50 mil pessoas sejam atendidas.

Os romeiros que passarem pelo local serão recebidos com lanches (pão com manteiga, leite com canela e água), banheiros, atendimentos de saúde, como curativos e massagens, capela para orações e um espaço de convivência, onde serão disponibilizadas mesas e cadeiras para descanso, um amparo importante para quem enfrenta o longo percurso. Além disso, os romeiros podem acampar no local, durante a caminhada de 45 km. O Estado oferece um espaço seguro e coberto para que levantem acampamento junto ao CAR, com banheiros equipados com chuveiros e sanitários sem nenhum custo.

"A cada ano que passa, o trabalho do governo Caiado tem chegado a mais pessoas com uma qualidade nunca vista por aqui. Eu digo sempre que apoiar a tradição é um dever dos governantes. É por isso que nenhum romeiro de Nossa Senhora D'Abadia vai ficar desamparado. Na barraca da OVG eles terão um ponto de apoio com toda a segurança e comodidade que merecem e sem pagarem nada por isso", destaca a presidente de honra da OVG e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado.

Neste ano, o espaço contará com o trabalho de 35 voluntários, além de colaboradores da OVG e da prefeitura de Niquelândia e da parceria de vários órgãos do Estado e de empresas da iniciativa privada. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar darão apoio no local.

Tradição
Considerada a peregrinação religiosa mais antiga de Goiás, a Romaria de Muquém completa 275 anos em 2023. Todos os anos, os romeiros saem da cidade de Niquelândia conduzindo a imagem de Nossa Senhora D'Abadia pela Rodovia da Fé. Eles iniciam a trajetória no fim da tarde do dia 5 de agosto, na Igreja Matriz da Paróquia São José, passam pela Paróquia Nossa Senhora D'Abadia e, durante a caminhada, fazem uma pausa no Centro de Apoio do Romeiro, da OVG. A peregrinação se encerra no Santuário de Muquém. A procissão ocorre durante toda a noite e termina com a chegada dos romeiros ao Santuário.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Destaques

6/trending/recent