Equatorial Goiás patrocina Projeto Música na Escola 2025

Edição percorrerá 3 municípios de Goiás; as apresentações ocorrerão em novembro nos municípios de Inhumas (19), Senador Canedo (26) e em dezembro no município de Goiânia (2, 3, 5, 8, 9 e 12)

Foto: Pedro Santos.

A Equatorial Goiás é a patrocinadora, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Programa Goyazes), do Projeto Música na Escola. Realizado por Gilberto Correia como cantor e diretor executivo, visa levar musicalização para crianças e adolescentes de escolas públicas em 3 municípios do estado. As apresentações iniciam em novembro nas cidades de Inhumas (19), Senador Canedo (26) e em dezembro na cidade de Goiânia (2, 3, 5, 8, 9 e 12 de dezembro).

A edição de 2025 conta com 8 apresentações, até o final do ano. Os shows gratuitos duram aproximadamente 50 minutos com momentos de interação com os artistas, visando a participação do público. Pretende atingir mais de 3.200 alunos, profissionais das escolas e familiares durante os eventos.

O projeto leva e divulga a Música Popular Brasileira (MPB) em escolas públicas por todo o estado de Goiás. A iniciativa usa as canções para a educação e valorização cultural goiana, levando artistas para dentro do ambiente dos alunos. Visa agregar valor social e cultural por meio das atividades e contato com a arte de forma interativa, agindo no aumento do interesse pelo acesso facilitado. "A música tem um papel transformador e democratizar esse acesso dentro das escolas é uma forma de ampliar horizontes e fortalecer vínculos culturais", destaca a gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, Kézia Marques.

Gilberto Correia é um músico e produtor com uma trajetória que começou nos bares e casas de show de Goiânia e do interior do estado. Sua carreira decolou em 1988 com a música "Tô de olho em você" e inclui trabalhos solo, como o CD "Cidade Vazia". Paralelamente à sua produção artística, desenvolveu projetos como a Turnê Escolar e o Gyn Instrumental. Na esfera institucional, atua desde 1992 na Ordem dos Músicos e atualmente é presidente e sócio-fundador da ASCCOM (desde 2022) e diretor do SindiMusi Goiás. Sua experiência também abrange a produção cultural, com a elaboração de eventos como o Festival Canto de Ouro entre 2016 e 2019.

Histórico do projeto

O projeto é uma ação que, ao longo de dez anos, se provou um importante meio de levar a MPB para as novas gerações, principalmente músicas de compositores locais. Em suas últimas edições, 2014 a 2024, com apresentações realizadas em janelas seguras durante a pandemia em 2021 (meses de novembro e dezembro).

Em 2025, conta com 8 apresentações em três cidades: Inhumas, Senador Canedo e Goiânia.
 
Valorização da cultura
A Equatorial Goiás é a principal patrocinadora de projetos culturais apoiados pelo Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes – do Governo de Goiás. Em dois anos de atuação no estado, a distribuidora de energia investiu mais de R$ 24 milhões, contemplando cerca de 86 projetos artísticos-culturais em mais de 100 municípios.

As iniciativas contempladas neste ano são: 2ª edição do Festival de Circo Fora do Eixo; 2º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Goiás; 40 Anos de Palco - Walter Carvalho e Gilberto Correia; EDUCANTO IV; GICs Goiânia In Cosmos - Mostra de Música; O ENTROPICALISTA; Pádua e TomChris - Por Outros Cantos; Palco – Festival e Mostra de Música Brasileira; Projeto Música na Escola; Restauração - Reforma da Casa de Bernardo Élis; VII Encontro Nacional de Escritores – 80 anos da UBE Goiás_Festival; TomChris - Raízes e Canções; Josephinas - Comida de Tradição - 5ª Edição do Festival Gastronômico do Vale da Serra da Mesa - Niquelândia/Goiás; Semana Santa de Goiás 2025; Cláudia Vieira: 30 anos de música e emoção; 2° Ouve: música para ver e ouvir; Global Game Jam Goiânia; Circuito Goiano de Breaking: 2ª edição; Maria da Penha nas Escolas 2025.


Serviço: Música na Escola
Município: Inhumas
Data:19 de novembro
Horário:14h
Local:Escola Estadual Ary Ribeiro Valadão, Av. Antônio Moreira, Vila Floresta, Inhumas
Entrada: Gratuita

Município: Senador Canedo
Data: 26 de novembro
Horário:10h
Local: Colégio Estadual José David Skaff, Rua Tucunaré Qd 10, Residencial Araguaia, Senador Canedo.
Entrada: Gratuita

Município: Goiânia
Data: 2 de dezembro
Horário: 10h
Local: Escola Municipal Cel. Getulino Artiaga, Rua Professor João Henrique Gonçalves, 380, Setor Leste Vila Nova, Goiânia.
Entrada: Gratuita

Município: Goiânia
Data: 3 de dezembro
Horário: 14h
Local: Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, Av. Otávio Lúcio com 15 de novembro, Jardim Estrela Dalva, Goiânia
Entrada: Gratuita

Município: Goiânia
Data: 5 de dezembro
Horário: 10h
Local: Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira, Rua D-28 Qd. F nº 663, Conjunto Cachoeira Dourada, Goiânia.
Entrada: Gratuita

Município: Goiânia
Data: 5 de dezembro
Horário: 9h30
Local: Escola Municipal Francisco Matias, Rua Carlos Gomes C/ a Rua General Ozorio, Parque Anhanguera, Goiânia.
Entrada: Gratuita

Município: Goiânia
Data: 9 de dezembro
Horário: 10h
Local: Colégio Estadual Cora Coralina, Rua 4 com Rua 2, s/n, Vila Redenção. Vila Redenção, Goiânia.
Entrada: Gratuita

Município: Goiânia
Data: 12 de dezembro
Horário: 9h30
Local: Escola Municipal Pedro Ciríaco, Rua Luiz do Couto, Qd. Y-3, Lotes 6 a 10, n°169, Vila Concórdia, Goiânia.
Entrada: Gratuita

Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma empresa pertencente ao Grupo Equatorial,uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com sete concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás, são cerca de 3,5 milhões de pessoas atendidas, localizadas em 247 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Destaques

6/trending/recent